Group 212.png

Blog DSD

A sua empresa está livre de sofrer uma autuação fiscal?

A Receita Federal tem acesso a todas as informações contábeis e fiscais da sua empresa por meio do SPED.

Você sabia que a Receita Federal tem autuado empresas que não estão com o seu financeiro em ordem? Depois que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) foi criado, em 2007, ficou muito mais difícil sonegar impostos ou esconder aquele “caixa dois”, que antes “passava batido”. Até mesmo a falta de organização no setor financeiro da empresa pode gerar uma autuação fiscal, devido a erros em declarações!


Isso acontece porque o SPED possibilita o cruzamento de informações pela Receita Federal. Então já não basta fazer o balanço financeiro e pagar impostos, por exemplo. É preciso entregar dados completos, relacionados a todo dinheiro que entra e sai do caixa. Caso contrário, sua empresa pode cair na “malha fina”.


Veja, neste breve vídeo, como o fisco pode descobrir as irregularidades financeiras da empresa:


Para evitar uma possível autuação fiscal, você precisa entregar o DFC, que é a Declaração de Fluxos de Caixa por Demonstrativo de Fluxos de Caixa:


  • operacional, que apresenta o dinheiro que entrou e o que saiu do caixa, referente exclusivamente ao negócio;

  • financeiro, que mostra todos os empréstimos feitos pela empresa e os pagamentos dessas dívidas;

  • investimento, que indica quanto está sendo usado para investir.


Como evitar uma autuação fiscal


Na prática, isso quer dizer que a Receita Federal, hoje, tem acesso a todas as informações contábeis e fiscais da sua empresa. Então toda a sua movimentação bancária dos últimos dez anos, tudo o que você comprou e vendeu nos últimos cinco anos, e a sua declaração de imposto de renda estão sujeitos à análise do fisco. Ou seja: nada passará despercebido!


Por isso eu costumo dizer que “a grande malandragem” é pagar imposto e ter uma gestão financeira visando a realidade da empresa. Porque se você receber uma autuação fiscal, pode ter que pagar até 225% de multa. Então sai muito mais barato pagar os impostos e organizar o seu financeiro do que sofrer uma autuação da Receita Federal!