top of page
Group 212.png

Blog DSD

Diagnóstico financeiro – O que é, como é feito e para que serve

Quando os problemas financeiros da empresa começam a tirar o sono do empresário, é um alerta de que sua forma de gestão precisa de mudanças urgentemente. É claro que as variáveis externas interferem, como a crise econômica da Covid-19, a retração do mercado e as questões políticas, mas o que faz a diferença é o que você pode controlar: a gestão do seu negócio! Por isso é tão importante entender os números do negócio e identificar as causas dos problemas internamente através de um diagnóstico financeiro!



O que é diagnóstico financeiro


O trabalho de diagnóstico financeiro tem por princípio avaliar se um investimento é viável ou não. A partir desta análise é feito um plano de ações com base nos dados reais do negócio.


Além disso, o diagnóstico financeiro pode direcionar os processos de reestruturação financeira. Por meio dessa ferramenta é possível identificar os erros e acertos da gestão, permitindo que sejam feitos os ajustes necessários, que podem até salvar o negócio, dependendo do estágio do problema.


Exemplo de diagnóstico para investimento


Digamos que você receba uma oferta “tentadora” para comprar uma grande quantidade de matéria-prima por um preço muito abaixo da tabela. Parece ser um ótimo negócio, mas como saber se esse investimento é realmente viável e necessário? Se, por um lado, pagar menos pela matéria-prima é visto como algo positivo, o gasto com uma quantidade de material acima do previsto pode gerar problemas de caixa, se você não estiver preparado.


Este é um dos motivos para você conhecer a realidade financeira do seu negócio através do diagnóstico financeiro. Porque ele revela qual é a atual situação financeira da empresa no momento e mostra a viabilidade de novos investimentos.


Exemplo de diagnóstico para reestruturação


O setor financeiro é uma peça chave em qualquer empresa, mas por diversos motivos alguns gestores acabam não tendo controle dos números do negócio. Então, os problemas financeiros crescem e geram outros problemas, até ficarem insustentáveis, tornando o ciclo vicioso da falta de dinheiro para as contas do dia a dia extremamente difícil de ser interrompido.


Nesses casos, o diagnóstico financeiro assume a função de identificador das causas da crise financeira, apontando para situações do negócio que sutilmente foram comprometendo a liquidez (dinheiro disponível para as contas).


Como é feito o diagnóstico financeiro da empresa


Em ambos os casos de diagnóstico financeiro (para investimento e para reestruturação) é feito um mapeamento das finanças da empresa e uma análise de todo o processo, de modo a saber quanto, quando, como e porque o dinheiro entrou e saiu de cada conta gerencial. Nesse processo, são avaliados os tipos de controle que a empresa utiliza e toda a rotina de gestão do departamento financeiro.


Também entram na análise os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ameaças e as oportunidades que envolvem o negócio. Em muitos casos, aquilo que é visto pelo empresário como um problema, é, na verdade, uma oportunidade de se reinventar. Assim, é importante considerar o cenário externo para alinhar a proposta da empresa à necessidade do mercado e conhecer o cenário interno para corrigir falhas e se preparar para lidar com imprevistos.


Com base nessas informações, é proposta a implementação de controles que possibilitem a visualização completa e detalhada do cenário financeiro atual e futuro da empresa e é traçado um planejamento estratégico para alcançar o objetivo inicial: ter segurança em seus investimentos ou tirar a empresa do vermelho, por exemplo.


Avaliação dos resultados


Depois de implementado o novo método de gestão, é feita uma avaliação dos resultados obtidos, comparando com os resultados previstos no planejamento. Então, o que tiver dado resultados não satisfatórios ou não esperados, é revisto e passa por ajustes. Da mesma forma, o que estiver funcionando é avaliado para ser mantido ou até potencializado, se for o caso.


Vale ressaltar que o diagnóstico financeiro pode ajudar a colocar sua empresa “nos trilhos”, mas é você, o gestor, que atua como “maquinista” e, portanto, tem o poder de levar o negócio adiante e mantê-lo nesses “trilhos”. A ideia é que o diagnóstico financeiro o ajude a se planejar adequadamente ou corrigir falhas em sua gestão financeira para que você consiga ter o controle completo dos números do negócio continuamente. Assim, estabelecendo uma nova cultura de gestão na empresa, com novos hábitos de monitoramento, controle e verificação do seu cenário financeiro, ficará mais fácil acertar nas tomadas de decisão e manter a saúde financeira e o crescimento da empresa.

Comentarios


bottom of page