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Golden Circle – Você já aplicou em seu negócio?

Uma pessoa, uns bons anos atrás, disse que não sabia o que ia fabricar, mas que estabeleceria o propósito: “Nós acreditamos em desafiar o status quo.”. Depois disso, ele definiu o negócio (que é o “como”): fazer uma coisa fácil de utilizar e que tenha uma interface amigável. A partir daí, ele já conseguiu definir qual era o seu produto: fazer computador. Sabe qual é essa empresa? “Pense diferente”: a Apple. Embora o termo ainda não existisse, Steve Jobs já usava os princípios do Golden Circle.



Se você observar as grandes empresas que existem hoje, perceberá que muitos desses negócios também foram fundamentados em algum valor ao qual se acredita:


- “Puro prazer de dirigir” (BMW)

- “Simplesmente faça” (Nike)

- “Criar felicidade” (Disney)

- “Realizar o sonho de liberdade pessoal” (Hanley Davidson)

- “Ser a companhia mais concentrada no cliente da Terra” (Amazon)

- “Organizar a informação” (Google)


Essas empresas não vendem computadores, carros, tênis, passeio… Elas vendem liberdade, status, prazer, diversão… São empresas/marcas que, em meio a tantas outras do mesmo ramo de atuação, tornaram-se únicas em suas entregas. O consumidor pode até comprar outro produto similar, mas não terá a mesma experiência em sua aquisição. Por isso, esses são negócios que “não têm concorrência”.


Entenda o Golden Circle


Golden Circle (Círculo Dourado) é uma metodologia pautada nos princípios do negócio, criada pelo especialista em liderança Simon Sinek, que trabalha o real propósito de cada ação. Funciona da seguinte forma: usa-se um círculo de conceitos guiado por três perguntas (por quê, como e o quê) para dar "vida" a cada negócio.


A proposta, por trás deste método, é gerar valor para o cliente por meio da comunicação de uma causa maior e de ações alinhadas às expectativas do público-alvo. Ganhar dinheiro, neste caso, deixa de ser a motivação do negócio e dá lugar ao ato de servir e suprir os anseios e necessidades das pessoas.


Como aplicar a metodologia do Círculo Dourado


Não importa o tamanho da sua empresa, nem o ramo de atuação. Seu negócio também pode entrar em um nicho de mercado “sem concorrência” utilizando o Golden Circle! Para isso, comece respondendo a primeira das três perguntas: “Por que você decidiu investir neste negócio?” Sua resposta o ajudará a definir o propósito do seu negócio.


Em seguida, pense em como você pretende alcançar esse propósito. Esta será a sua forma de levar a solução para as pessoas. Por fim, defina o que a sua empresa fará para entregar ao seu público. Isso vale tanto para quem está começando um negócio quanto para empresas que já têm uma longa jornada no mercado.


Entender o porquê de você ter o seu negócio (sua motivação), de como você trabalha (sua solução) e o que você de fato você entrega (qual necessidade atendida) é o que faz do seu negócio único e imprescindível para o mercado. Porque sua empresa sairá da esfera da concorrência de preço e subirá ao patamar do valor agregado, tornando-se uma inspiração para as pessoas e aumentando a percepção de qualidade e eficácia na solução.