top of page
Group 212.png

Blog DSD

Economia de escala - O que é e como aumentar o faturamento com ela

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Sua indústria tem enfrentado problemas financeiros ano após ano? Parece que sempre aparece alguma questão econômica diferente que aumenta os preços e compromete o seu caixa? Se assim for, provavelmente você já se perguntou: “Quando será que a situação vai melhorar para mudar esse cenário?” Porém, a pergunta que pode ajudá-lo a sair do vermelho é: “Como eu posso mudar o cenário para melhorar essa situação?” É com esse pensamento que hoje vou explicar como a economia de escala pode contribuir para aumentar o seu faturamento.



O que é economia de escala


Trata-se de reduzir os gastos de produção devido ao aumento da demanda. Funciona assim: em uma indústria, por exemplo, quanto mais você produz por lote, menos você gasta com pessoal, maquinário e energia elétrica, considerando o valor total dividido pela quantidade de unidades produzidas.


Essa lógica pode ser aplicada tanto internamente como fora da empresa. Isso porque a economia de escala se divide em interna e externa.


Economia de escala externa


Como citamos no início deste artigo, as questões econômicas do país e do mundo têm sido um agravante no meio empreendedor brasileiro, pois a escassez de certas mercadorias gera aumento de preços (lei da oferta e da procura), o que impacta diretamente na margem de lucro e/ou no poder de negociação de venda dos produtos finais. Então, quanto maior a empresa, maior o impacto da economia de escala externa no negócio.


No entanto, esse fato não pode ser usado como justificativa para problemas como falta de liquidez e baixo faturamento, pois os maiores recursos que você tem para mudar o cenário financeiro da empresa estão dentro do próprio negócio. Haja vista a economia de escala interna, que é uma valiosa ferramenta no ramo industrial.


Economia de escala interna


Esse é o recurso utilizado para proporcionar ganhos de escala na empresa, sem que haja relação com fatores externos à sua indústria. Algumas das formas de escalar esses ganhos são:


● padronização dos processos - otimiza a produção e reduz erros

● treinamento de equipe - capacita os profissionais e minimiza retrabalhos

● parceria com fornecedores - une interesses e exige menos investimento

● produção em larga escala - aproveita mais os recursos disponíveis e diminui o valor médio de produção


Como aumentar o faturamento com esse tipo de economia


Primeiramente, você precisa ter ciência da forma de trabalho, das necessidades e dos pontos fortes de sua equipe, e conhecer os números do seu negócio. É importante que você tenha ou implante um fluxo de caixa com plano de contas gerencial e o monitore diariamente para ter uma visão geral das finanças da empresa e das possibilidades de investimento.


Com essas informações à mão, escolha a estratégia que melhor se encaixa ao contexto do seu negócio (pode ser um dos tópicos propostos acima) e monte seu plano estratégico. À medida que for colocando em prática, verifique se os números e os resultados estão alinhados com o que você havia previsto no planejamento. Se precisar, ajuste sua estratégia e mude o curso das ações. O importante é monitorar esse processo continuamente para evitar falhas e problemas futuros.


De que forma investir garantindo a segurança financeira


Se a ideia for aumentar a produção, por exemplo, certifique-se de que haverá demanda para tal volume, pois, apesar da economia no custo unitário, se não houver suficiente procura, seus produtos ficarão muito tempo parados no estoque e poderão gerar falta de liquidez. Se você decidir fazer parceria, procure conhecer a fundo a proposta desse parceiro e avaliar os prós e contras. Se a estratégia for relacionada aos seus processos e à sua equipe, você também precisará se envolver ativamente, verificar o que realmente funciona neste caso e colocar tudo “na ponta do lápis”.


Por isso, não basta investir na economia de escala, propriamente dita: é preciso alinhar o seu projeto a estratégias de marketing, de vendas e de gestão financeira. Certamente você vai precisar estudar bastante a respeito e se dedicar por inteiro nessas ações, até que o investimento comece a dar o retorno esperado.


Uma forma de encurtar esse caminho, garantir a segurança financeira da empresa, além de economizar energia e tempo para trabalhar no que dará resultados efetivos, é contar com um mentor financeiro especializado nesse tipo de ação. Assim você terá a junção perfeita da sua expertise em seu negócio com a experiência de quem já contribuiu para a transformação de muitos empreendimentos. Vale considerar que o conhecimento e o pensamento estratégicos, juntos, funcionarão como uma excelente vantagem competitiva em seu mercado.


Bons negócios!


bottom of page