top of page
Group 212.png

Blog DSD

A vida do empresário se assemelha a um palco de teatro

Atualizado: 26 de jan. de 2022

Os problemas podem ser o pontapé inicial para as grandes realizações na vida do empresário.

Eu acredito que casualidade não existe na vida. Creio que todos nós viemos para esse planeta viver a partir de um script já estabelecido. Como em uma peça de teatro, onde aceitamos ser o ator principal, passamos por uma sequência de atos, que marcam fases da nossa vivência. Da mesma forma, esses “atos” marcam a vida do empresário.


Cada empresário é protagonista de sua própria história e tem um roteiro a ser seguido, iniciando com os primeiros atos, seguindo com o desenrolar da trama, os momentos mais importantes e chegando ao ápice com o ato final. Tudo isso, claro, combinado com o cenário local e a competência da equipe de produção do teatro.


Hoje o cenário do nosso país não está dos mais bonitos. Estamos em um momento onde todos estão sendo afetados pela crise econômica e se debatem de um lado para o outro em busca de uma solução para evitar um fim precipitado. Não são poucos os comentários que eu ouço como: “as coisas não vão bem”, “não consigo vender”, “minha empresa vai de mal a pior”… E nesse cenário muitos se desesperam, sem se dar conta de que o que estão vivendo é apenas uma parte da peça teatral a que foram convidados a protagonizar quando decidiram empreender.


No teatro e na vida do empresário


Talvez hoje você esteja passando por esse período nebuloso e tenha a sensação que os problemas não vão mais acabar. Mas, como tudo na vida e na ficção passa, essa fase ruim nos negócios também vai passar! Provavelmente o último ato dessa grande peça teatral vai chegar com algo interessante. O mais importante é não desistir e acreditar em você, pois de uma maneira ou de outra a solução vai aparecer.


Eu diria até que possivelmente esse seja o momento mais importante da trama, visto que é o ponto da sua história onde muitas das decisões e atitudes tomadas vão definir os rumos do seu negócio e até sua permanência no mercado. É o ato onde todos os espectadores prendem a respiração esperando o seu próximo movimento, torcendo pelo seu sucesso diante dos desafios apontados.


Também é a hora de contar com a competência de sua equipe de produção, que precisará estar alinhada à proposta da sua história (ou do seu negócio), ter bem definido e comunicado qual é o seu propósito, trabalhar aproveitando os dons das pessoas, estudar, planejar, estar pronto para lidar com imprevistos e agir com ousadia para que o espetáculo alcance seu objetivo diante do público.


Os problemas existem em todo tipo de história e valorizam a trama à medida que se tornam o pontapé inicial para as grandes transformações. Se você estiver disposto a seguir em frente com estratégia e garra, apesar das adversidades, como um protagonista de uma peça teatral, certamente vai descobrir alternativas que jamais seriam encontradas em circunstâncias diferentes.


Pensando nisso, eu lhe convido a reavaliar a situação do seu negócio, pois é nos momentos de dificuldades que as melhores oportunidades aparecem e grandes revoluções acontecem.

bottom of page