top of page
Group 212.png

Blog DSD

Crenças limitantes geram problemas financeiros na empresa

A solução para os problemas financeiros pode estar em atitudes inibidas por crenças limitantes ilógicas.


Será que os problemas financeiros da minha empresa têm sido frequentes por causa de crenças limitantes? Mas como as minhas crenças afetariam o meu negócio? – você pode se perguntar.


Primeiro é importante entender o que realmente significa o termo “crenças limitantes”. No sentido literal, podemos dizer que são coisas que, segundo o que você acredita, o impedem de realizar/limitam determinadas ações.


Quais são as crenças limitantes?


São coisas nas quais acreditamos, nossa forma de pensar (no caso, relacionadas a dinheiro) e que nos afastam ou nos impedem de atingirmos nossos objetivos, mesmo quando temos todas as informações racionais necessárias para fazê-lo. Essas crenças funcionam como mecanismos de autossabotagem.


Por incrível que pareça, não há uma lista pré-determinada de crenças limitantes. Isso porque não são exatamente as crenças que nos limitam, mas o conceito que formamos a partir delas, seguido das nossas escolhas.


Quer um exemplo prático de crenças limitantes?


Por exemplo: o filho de um empresário bem sucedido cresce estudando em boas escolas e recebendo tudo o que precisava sem grande esforço. Durante a sua juventude, acompanha o trabalho do pai na empresa para aprender, mas não coloca a mão na massa porque não precisa.


Até que o pai fica doente e, no leito do hospital, pede para o rapaz continuar a negociação com os clientes. Eles não podiam perder o investimento que haviam feito; estavam contando com essas vendas! O filho arregala os olhos e exclama: Eu?!.


O pai insiste, dando as devidas instruções, e ele aceita. Só que, na hora da reunião, ele não sabe muito bem como conduzir e parece que tudo o que havia aprendido na teoria não valia de nada naquele momento. Naquele dia, não houve acordo com os clientes, a empresa perdeu um pouco de dinheiro e o rapaz começou a duvidar da própria capacidade.


Uma semana depois o pai sai do hospital e, de volta à ativa, remarca a reunião e consegue reverter o caso, enquanto afasta o filho da linha de frente novamente. Então o rapaz lembrou-se de todas as vezes que tentou ajudar o pai nas vendas e ouviu que “o filho do dono não tinha que trabalhar”.



Se antes essa frase era agradável de ouvir, pois o deixava em posição confortável, agora passou a ser um sinal de derrota, como se endossasse a suposta incompetência deste jovem para os negócios. Assim, quando o empresário faleceu, muitos anos depois, deixando o filho (já na meia-idade) como principal herdeiro da empresa, o negócio durou mais dois anos e logo fechou.


Como essas crenças podem fazer um estrago tão grande?


No exemplo dessa história, nós temos pelo menos duas crenças limitantes que fizeram a empresa perder dinheiro e depois fechar:

  1. “O filho do dono não tem que trabalhar.” – Esse empresário provavelmente acreditava que poupar o filho do trabalho e das preocupações o manteria protegido e, portanto, seria melhor para a sua criação. Porém, ele se esqueceu de prepará-lo para a vida (e, consequentemente, para dar sequência ao negócio da família).

  2. “Eu sou incapaz de realizar.” – Por falta de incentivo e excesso de proteção na infância e juventude, o filho não desenvolveu sua autoconfiança e autonomia para realizar. Ele conhecia todos os procedimentos da empresa, por ter acompanhado o pai por tantos anos, mas não se sentia capaz de colocar em prática por não ter colocado a mão na massa enquanto aprendia a teoria.


O curioso é que tanto o empresário quanto o seu sucessor tinham plenas condições de fazer diferente para a empresa continuar firme no mercado. Entretanto, nenhum dos dois teve a oportunidade (que você está tendo agora) de receber esse alerta sobre as crenças limitantes e, portanto, não conseguiu perceber onde estavam os bloqueios.


Sabe por que é tão difícil perceber espontaneamente? Porque as crenças limitantes são introduzidas na mente de forma ilógica e se misturam aos princípios que construímos ao longo da vida. Então se tornam parte de quem somos e de como agimos. Foi exatamente o que aconteceu com esses dois: eles não sabiam que esses conceitos, tão enraizados em suas mentes, eram crenças limitantes que poderiam ser repensadas.


O que tem impedido você de resolver os problemas financeiros da empresa?


Todos nós temos crenças limitantes; isso é uma questão cultural. Porém, não precisamos ficar fadados ao insucesso por causa de conceitos que, se avaliarmos, não fazem sentido para nós. Lembre-se de que nem tudo funciona exatamente da forma como disseram a você na infância. Por isso, avalie os seus pensamentos e atitudes, procure entender as verdadeiras razões dos porquês que você carrega. Afinal:

  • sua empresa não precisa ser pequena só porque você vem de uma família menos abastada;

  • seu financeiro não precisa depender das variações do mercado e dos bancos para ter liquidez;

  • sua gestão financeira não precisa ser na base do erro e acerto porque “sempre foi assim”…

  • os outros não são melhores do que você;

  • ganhar dinheiro não é muito difícil;

  • dinheiro não é a raiz de todo mal.

Existem alternativas muito mais simples e efetivas para lidar com os seus problemas, todas a apenas um questionamento de distância. Então se dê essa oportunidade e se abra para o novo! Questionar suas possíveis crenças limitantes e experimentar o diferente fará com que você mesmo se surpreenda com o que é capaz de realizar em situação de crise.


Foto de Courtany por Pixabay.

bottom of page