top of page
Group 212.png

Blog DSD

Minha empresa vai falir! O que devo fazer?

Sua empresa está sem dinheiro suficiente para pagar as contas do dia a dia e as dívidas estão só aumentando? Seus credores estão pressionando e você nem consegue dormir, pensando: “Minha empresa vai falir!”? Esse é um dos principais sintomas de um problema comum nas empresas brasileiras: a falta de controle do fluxo de caixa.



Porque sem o monitoramento diário do fluxo de caixa da empresa, o dinheiro que “sobra” no caixa tende a ser usado como se estivesse disponível, mesmo que o financeiro tenha contas a pagar nos próximos dias. Ou seja: a empresa não tem liquidez (que é dinheiro em caixa para pagar as contas do dia a dia) por não ter ciência de quando o dinheiro está realmente disponível e quando precisa ser reservado para os próximos pagamentos.

Como resolver quando sinto que minha empresa vai falir?


Sair do ciclo vicioso da falta de dinheiro nos negócios e voltar a dormir tranquilo, sem o tormento de pensar “Minha empresa vai falir!”, é mais simples do que se imagina! Por mais que a empresa esteja endividada, é possível encontrar o caminho para salvar o negócio utilizando um sistema de fluxo de caixa com plano de contas gerencial.


Esta ferramenta proporciona uma visão geral e detalhada da realidade financeira da empresa, permitindo a fácil identificação dos pontos em que a empresa está perdendo dinheiro. Por exemplo: os juros de determinado empréstimo, a retirada do caixa fora do planejamento, o alto investimento em um estoque que não tem saída…


Isso quer dizer que o fluxo de caixa pode ajudar você a aumentar o capital de giro da empresa e, consequentemente, criar condições para pagar as dívidas com dinheiro do próprio negócio, evitando, assim, a criação de novas despesas administrativas.


Então, reveja os seus conceitos administrativos, procure ajuda especializada e adote novas práticas de gestão financeira. Assim você nunca mais vai perder o sono pensando: “Minha empresa vai falir!”.




bottom of page