top of page
Group 212.png

Blog DSD

O que é ser um empreendedor

Atualizado: 26 de jan. de 2022

A melhor parte de ser um empreendedor está na oportunidade de transformar e ser transformado por essa experiência.

Há pessoas que nascem com o dom de ser um empreendedor. Elas têm a habilidade de construir algo de valor para os demais a partir de praticamente nada, independentemente do contexto em que estão inseridas.


Entretanto, muitas dessas mentes brilhantes são ofuscadas pelo padrão educacional do brasileiro de apenas seguir fórmulas prontas, e não se permitem arriscar. Às vezes nem percebem o poder que têm nas mãos! Assim, desperdiçam seus sonhos e as oportunidades que a vida oferece para fazerem a diferença na vida das outras pessoas.


Experimente ser um empreendedor!


A verdade é que todo mundo deveria empreender pelo menos uma vez na vida, por alguns anos! Seja abrindo uma empresa ou em outras atividades, como sendo um médico, lecionando em escolas etc. Mas ter iniciativa, procurar oportunidades, contribuir com ideias e criar projetos inovadores em prol dos outros.


Porque quando essas pessoas deixarem de seguir a maré e mergulharem no desconhecido, fazendo bom uso dos seus dons, passarão a enxergar a vida com outros olhos e descobrirão seu potencial para mudar o mundo.


Encare o desafio de empreender!


Remar contra a maré não é fácil, realmente! Pois é preciso ter muita disposição para trabalhar e coragem para arriscar. Mas, ao vestir a camisa, defender o que você acredita, enfrentar críticas, persistir quando até você está em dúvida se dará certo, algo mágico irá acontecer.


Então você vai acordar de madrugada para registrar a solução procurada há muito tempo, que repentinamente surgiu em sua mente. Experimentará um misto de dor e alívio ao comunicar a demissão a um funcionário. Será surpreendido pela traição de quem você confia e pelo apoio de quem você não espera. Viverá intensamente cada momento dos seus dias e noites, por um propósito maior do que o dinheiro pode comprar.


Transforme o mundo e seja transformado!


Saborear as lutas de ser um empreendedor fará de você uma pessoa forte e frágil ao mesmo tempo. Pois você desenvolverá a habilidade da persistência enquanto descobrirá sua própria vulnerabilidade. Em certos momentos se sentirá um carrasco, em outros o salvador da pátria. Às vezes ficará envaidecido, será “dono da razão”, até que a situação lhe obrigue a ser humilde e se desculpar.


E, nesta montanha-russa de acontecimentos e sensações, falido ou em crescimento, exausto ou de energias renovadas, você perceberá que a melhor parte de ser um empreendedor não está no dinheiro, nem na honra que você pode conquistar. Mas na certeza de que, nos altos e baixos de sua jornada, você sempre terá a oportunidade de fazer algo especial por alguém e ser transformado por essa experiência.



bottom of page