top of page
Group 212.png

Blog DSD

Problemas financeiros das empresas que ninguém conta

Conhecer os números do negócio é fundamental para resolver os problemas financeiros das empresas.


Um dos principais causadores dos problemas financeiros das empresas é a falta de informação. Assim, a maioria dos empreendedores que me procuram são pessoas formadas e bem instruídas que não conhecem os números do próprio negócio.


Resultado de uma defasagem na educação financeira dos brasileiros, o empreendedor tem a tendência de “evitar” assuntos de finanças. Consequentemente, há muita confusão quanto aos conceitos básicos necessários para a gestão de negócios, gerando bastante descontrole financeiro e a quebra de várias empresas.





Empresas que quebram antes de completar 5 anos


Para você ter uma ideia, uma pesquisa do IBGE apurou que a taxa de sobrevivência das empresas após 5 anos é de 36,3%. Ou seja: 63,7% das empresas brasileiras quebram antes de completar 5 anos.


Esse é um número alarmante se pensarmos que há uma espécie de padrão de comportamento que gera os grandes problemas financeiros das empresas. Porque enquanto o empresário desperdiça tempo, energia e dinheiro “apagando incêndios”, sua oportunidade de tirar a empresa do buraco financeiro vai passando.


Assim, sobrevivem (temporariamente) com frequentes soluções paliativas como empréstimos, desmobilização, antecipação de recebíveis, sonegação de impostos… até o dia que não conseguem mais sustentar o negócio.


É claro que é difícil quando o dinheiro acaba, tudo “se torna urgente” e parece não haver mais tempo para planejar! Entretanto, agir por impulso, pensando apenas na resolução imediata, só intensifica o problema que, na realidade, pode ser identificado e resolvido dentro do negócio.


Como resolver os problemas financeiros das empresas


A única forma de sair desse círculo vicioso que leva as empresas a quebrarem é colocando a mão na massa! Não tem jeito: se for para salvar o negócio, você vai precisar buscar informação, colocá-la em prática e se atentar à sabedoria dos mais experientes.


Portanto, comece agora a “mudar esse jogo” buscando conhecimento! Hoje em dia, com o alcance da web, a informação está à disposição de todos nós e há muito material gratuito de qualidade que você pode consumir.


Então, para ajudá-lo a dar o primeiro passo, convido você a acessar a página de conteúdo gratuito do Fluxo de Caixa Online, onde você poderá baixar e-books com dicas para resolver os problemas financeiros das empresas e com histórias de empresários que conseguiram dar a volta por cima. Clique e aproveite essa oportunidade de se preparar para sair do vermelho!




bottom of page