top of page
Group 212.png

Blog DSD

Vou contar um segredo sobre gestão empresarial

Atualizado: 20 de jan. de 2022

Para controlar as finanças da empresa, é necessário pensar, planejar, fazer, medir, avaliar e padronizar.



Em meus 30 anos de experiência como consultor, tenho visto muitos empresários perderem dinheiro por terem uma visão errônea de seu próprio negócio, que não condiz com a realidade financeira da empresa. O problema é que, na maioria das vezes, eles não sabem interpretar os números do negócio, comprometendo a gestão financeira.


A origem de toda essa falta de controle nas finanças das empresas é a educação falha do Brasil. Por vivermos em um país que não investe em educação financeira, nós aprendemos na escola apenas a decorar manuais e fórmulas, sendo que na vida empresarial a solução está em pensar, planejar, fazer, medir, avaliar e padronizar.


Para ter sucesso nos negócios, é necessário ter conhecimento de gestão empresarial, saber administrar as linhas de crédito com o banco e se ajustar às exigências tributárias impostas pelo governo. Quando há falha em um desses três pontos, a empresa fica desestruturada e põe em risco a sua sobrevivência.


Ao identificar e entender essa deficiência, provinda da falta de educação financeira, o empresário precisa reconhecer a necessidade de mudança. Esse é o momento de interromper o círculo vicioso e recomeçar com um novo olhar, dessa vez caminhando na direção correta.


Tenha um propósito de vida


Comece definindo o seu propósito de vida como pessoa. O que você gosta de fazer? O que o motiva a levantar da cama toda manhã. Qual é o seu dom? Ao trabalhar com o seu dom, você produzirá com muito mais facilidade e conseguirá ajudar um grande número de pessoas, oferecendo a elas o que você tem de melhor.


Defina o seu negócio


É importante entender que o seu negócio não é comprar ou vender, mas servir pessoas e resolver os seus problemas. Quando você compreender realmente qual é o verdadeiro objetivo do seu negócio, passará a transmitir uma mensagem diferente para seus clientes e colaboradores, tornando perceptível sua missão de acolher o seu público e lhe entregar valor agregado.


Estude sobre gestão empresarial


A educação é a base do crescimento em qualquer área da vida. Portanto, para ter sucesso ao gerir um negócio, é imprescindível se dedicar à educação financeira. Não há possibilidade de resolver problemas financeiros sem estudar finanças e entender plenamente os números do seu negócio.


Esse trinômio “propósito de vida, definição de negócio e educação” é o segredo para um negócio de sucesso. Considere cada um desses pontos como vitais para a sua empresa e faça deles um trunfo para conquistar uma posição de destaque em seu ramo de atividade. Pare de olhar para o problema e comece a pensar na solução. Lembre-se: a solução está em pensar, planejar, fazer, medir, avaliar e padronizar. Dedique-se a cada um desses passos em sua gestão financeira e tenha o sucesso do negócio em suas mãos.


Imagem de Icons8 Team por Unsplash.

bottom of page