top of page
Group 212.png

Blog DSD

Como facilitar a gestão financeira do negócio

Organização e planejamento são o segredo para tornar a gestão financeira do negócio mais prática e segura.


Culturalmente, o brasileiro não está acostumado a agir com base em planejamentos prévios, em diversas áreas da vida. Sendo que, por atribuir os insucessos à “má sorte”, raramente percebe as oportunidades que perde com isso. Porém, quando se trata da gestão financeira do negócio, a falta de planejamento leva a problemas financeiros que denunciam a necessidade urgente de mudanças.


Se esse for o caso da sua empresa, comece implantando um Fluxo de Caixa com plano de contas gerencial. Em seguida, estabeleça uma rotina diária de atualização e monitoramento das informações. Dessa forma, você já vai começar a identificar as causas da falta de liquidez e a ter uma ideia do que precisa ser ajustado.


Como ter certeza de que a estratégia funciona?


Para saber se a sua estratégia está funcionando e se preparar para imprevistos, é preciso enxergar além, a partir de números reais. Por isso é importante você entender a situação financeira da empresa no presente e contar com uma ferramenta que o ajude, com os seus lançamentos, a projetar as previsões futuras.


Então, após inserir no Fluxo de Caixa todos os lançamentos, incluindo contas a pagar e a receber, você precisará registrar os valores previstos para os próximos meses. Lembrando que essa previsão deve ser embasada nos números do presente e no planejamento viável a curto e médio prazos.


Se, no decorrer dos meses, você estiver utilizando o Sistema Fluxo de Caixa Online, a ferramenta disponibilizará dados comparativos entre o que você registrou como previsto e o que, de fato, foi realizado (relatório previsto x realizado). São essas as informações que deverão nortear os ajustes estratégicos do seu planejamento para que a empresa se mantenha em uma zona de segurança financeira.


Como aplicar na minha gestão financeira do negócio?


Independentemente de qual seja o atual contexto financeiro da empresa, não entregue o seu futuro à sorte! O planejamento vai ajudá-lo a abrir portas para o seu negócio e a protegê-lo financeiramente, mesmo em tempos de crise.


Além disso, planejar e monitorar os resultados na gestão financeira do negócio para ter liquidez e rentabilidade é bem mais fácil do que lidar com frequentes emergências financeiras sem estar preparado. Portanto, simplifique a sua gestão financeira e faça acontecer: experimente gratuitamente o Sistema Fluxo de Caixa Online na sua empresa!



bottom of page