top of page
Group 212.png

Blog DSD

Como minimizar os efeitos da crise ao entrar em 2020

Minimize os efeitos da crise em 2020 controlando o caixa da empresa com base na realidade do negócio.

Com o término de mais um ano, é natural que façamos uma reflexão sobre o que realizamos e o que deixamos de realizar, sobre nossos sonhos, os resultados adquiridos em nosso negócio e nossas expectativas para o ano que está por vir. Talvez você, como muitos outros empresários brasileiros, tenha sofrido com os efeitos da falta de planejamento da empresa chamada Brasil e esteja na corda bamba para manter seu negócio funcionando.


Desde 2015 os anos foram de muitas mudanças, porém, a crise política e econômica teve um alcance jamais visto, chegando à classe dos grandes empresários e mudando completamente o comportamento do mercado. Pouco a pouco as empresas começaram a perder clientes, o dinheiro faltou, os empréstimos e a inadimplência tornaram-se recorrentes e o medo de perder o negócio passou a ser uma preocupação real na vida de muitos desses empresários.


Sobrevivendo aos efeitos da crise


Por outro lado, algumas pessoas conseguiram encontrar oportunidades em meio à crise. E, como vendedores de guarda-chuvas em uma tempestade, se reinventaram e cresceram apesar dos problemas.


Mas esse grupo fez parte de uma minoria. Isso porque, para estar preparado para as tempestades [do negócio], é preciso conhecer as previsões [dos seus números] e se planejar com antecedência para não ser pego de surpresa, entretanto, o empresário brasileiro não foi ensinado a fazer esse tipo de análise e a se organizar a partir desse conhecimento.


Esperança baseada na realidade


Se você, como a maioria dos empresários, perdeu dinheiro com o seu negócio e alimenta, para o novo ano, a esperança de melhoras, então seu departamento financeiro precisa organizar as finanças da empresa através de um Fluxo de Caixa com plano de contas gerencial!


Porque, para acabar de verdade com a falta de dinheiro para pagar as contas do dia a dia e tirar a empresa do buraco, não basta esperar os acontecimentos externos favorecerem o negócio: é preciso assumir o controle das finanças!


Para isso, recomendo que você experimente o Sistema Fluxo de Caixa Online: um software na nuvem com plano de contas gerencial alinhado às exigências do governo, com projeções futuras, comparativo do previsto x realizado e relatórios que o ajudarão a entender para onde vai o dinheiro do negócio.


Assim você poderá criar cenários de caixa e minimizar os efeitos da crise, se preparando adequadamente para evitar problemas futuros no caixa da empresa. Portanto, aproveite esse momento de renovação para implantar o Fluxo de Caixa e fazer de 2020 o ano de ascensão da sua empresa!


Boas Festas e Feliz Ano Novo!


Imagem de Helloquence por Unsplash.

bottom of page