top of page
Group 212.png

Blog DSD

Encontre novas perspectivas e faça seu negócio prosperar!

Atualizado: 28 de jan. de 2022

A mentoria de finanças ajuda a empresa a ter maior competitividade em seu mercado.



Empreender envolve o dom de criar e a decisão de executar. Porém, não se trata de apenas colocar as ideias em prática, mas estruturar o negócio para que a sua solução seja disponibilizada a quem precisa. Por isso, quando o empreendedor se torna empresário, é comum se deparar com questões administrativas e financeiras que dificultam o desenvolvimento do negócio. É quando o trabalho da mentoria de finanças se faz necessário para ajudá-lo a prosperar!


São duas as situações mais comuns em que empreendedores e empresário recorrem ao auxílio de uma mentoria de finanças:

  • algum momento de crise financeira, para evitar que a empresa quebre;

  • quando a empresa tem uma boa saúde financeira, mas não consegue crescer.


O que é mentoria de finanças


Portanto, a mentoria de finanças é um serviço de suporte ao empreendedor e empresário, que une o conhecimento à experiência para ajudá-lo a entender a origem dos problemas financeiros e o caminho para ter competitividade em seu mercado e prosperar.


Como funciona a mentoria de finanças em momento de crise financeira?


O primeiro passo da mentoria de finanças em situação de crise é compreender as necessidades e os desafios específicos do negócio. Geralmente isso é feito em uma reunião inicial, em conjunto com o executor ou gestor da empresa. Quando necessário, a empresa também é visitada e os seus processos são avaliados de perto, para que a causa dos problemas financeiros possa ser identificada.


Então é feito um diagnóstico e, em seguida, definido um plano de ação. Sendo que todo esse processo é realizado de forma prática, didática e personalizada. A proposta da mentoria, neste caso, é ajudar a evitar ou minimizar os efeitos dos problemas identificados. A mentoria também mostra o caminho para facilitar a análise contínua dos dados financeiros para o gestor compreender os porquês e saber como agir previamente.


Como funciona a mentoria de finanças quando a empresa busca o crescimento?


O primeiro passo da mentoria para quem almeja alcançar níveis mais elevados com o negócio é o mesmo do caso anterior: compreender as necessidades e os desafios em uma reunião inicial para depois determinar um diagnóstico e o plano de ação. Porém, o foco será identificar o que tem impedido a empresa de aumentar seus ganhos e de encontrar oportunidades de crescimento.


Além disso, a mentoria de finanças contribui para a compreensão dos números do negócio e para que o empresário encontre maneiras práticas e efetivas de manter o controle financeiro. Para isso, são apresentadas ferramentas gerenciais que lhe permitem ter uma visão ampla da situação financeira da empresa a qualquer momento, desenvolver soluções adequadas à realidade do negócio em cada contexto e evitar imprevistos financeiros no futuro.


Pare de “dar murro em ponta de faca”!


A grande vantagem de uma empresa contratar uma mentoria de finanças é a possibilidade de acessar rapidamente o conhecimento necessário para assumir o controle financeiro e contar com a experiência de quem já presenciou inúmeras situações semelhantes e, portanto, sabe como chegar às suas respectivas resoluções.


Essa combinação de conhecimento com experiência, que eu costumo chamar de sabedoria, não se adquire da noite para o dia, mas pode ser recebida por mentores dedicados a contribuir para o sucesso de inúmeras empresas, independentemente da sua situação, porte ou ramo de atividade.


Por isso, em vez de continuar “dando murro em ponta de faca”, tentando resolver tudo sozinho, procure ajuda com quem é especialista e pode ajudá-lo a encontrar novas perspectivas. Clique para saber mais sobre mentoria de finanças e agende uma conversa inicial sem compromisso!



Comments


bottom of page