top of page
Group 212.png

Blog DSD

O lucro não representa a saúde financeira da empresa

Não se iluda com o seu lucro, mas crie cenários usando o Fluxo de Caixa para garantir a segurança financeira.



Grande é o número de empresários brasileiros que aparentam ter bons negócios, mas, quando menos se espera, são surpreendidos pela falta de dinheiro em caixa e entram para o time dos que perdem o sono por não conseguirem pagar as contas do dia a dia. Esse é um “fenômeno” comum quando se tem lucro e, em certo tempo, liquidez, pois a falta de controle compromete a saúde financeira da empresa.



Enquanto a economia do país estava caminhando bem, essas empresas viviam uma falsa realidade de bonança, mas foi só chegar a crise para tudo desmoronar. As vendas diminuíram consideravelmente, aumentou a inadimplência e as ações frenéticas para tentar salvar o negócio só aumentaram o buraco no caixa.


O círculo vicioso da falta de dinheiro


Isso acontece porque o empresário brasileiro não aprendeu a ter uma visão gerencial do seu negócio e a planejar adequadamente as suas ações. Muitas vezes, o dinheiro está no estoque, que não gira, e no contas a receber (inadimplência), por exemplo, mas a empresa fabrica dinheiro através de empréstimos, cheque especial e desmobilização, gerando uma conta a mais: o pagamento de juros.


Ao olhar para o seu caixa, após fazer esse tipo de operação, o empresário tem a sensação de que está tudo bem, afinal, o saldo está positivo. Mas ele não considera o crescimento do valor de juros pagos e dos atrasos de pagamentos que surgem durante esse período, que fazem tornar-se recorrente a fabricação de dinheiro para pagar as contas do dia a dia. Até o momento em que as contas que deixaram de ser pagas, incluindo os juros, ficarem maiores do que a geração de lucro a empresa pode quebrar.


Qualquer semelhança (não) é mera coincidência


Você já viu isso acontecer em algum lugar? Se qualquer um desses sintomas de “doença financeira” estiver presente em seu negócio, cuidado! É hora de rever os seus conceitos! Porque o que quebra as empresas não é a falta de lucro (durante um espaço curto de tempo), mas a falta sistemática de liquidez, que é a capacidade de honrar os pagamentos (custo / despesas) nas datas de vencimento sem a necessidade de atrasar pagamentos a fornecedores, instituições financeiras, fisco, sócio(s) fazer(em) aporte de capital, vender parte do imobilizado, recorrer a empréstimos de terceiros ou utilizar cheque especial.


Como recuperar a saúde financeira da empresa


Para resolver essa situação é preciso entender os números do seu negócio. Sim, essa é a única forma de eliminar as causas do problema e devolver a saúde financeira da empresa!


Mas não se preocupe, isso não é tão complicado quanto parece! Pelo fato de nós, brasileiros, não termos recebido uma educação financeira adequada na escola, estamos acostumados a nos esquivar dos assuntos de finanças, entretanto, existe um caminho simples e necessário para todo empresário que quer superar as dificuldades e seguir adiante com o seu sonho: a gestão do negócio através do Fluxo de Caixa.


O Fluxo de Caixa, quando elaborado e gerenciado de forma correta, vai permitir que a sua empresa seja sustentável, pois mostrará onde está o dinheiro do seu negócio, ajudará você a rever e ajustar suas contas e a se preparar para enfrentar possíveis situações de falta de dinheiro no futuro.


Portanto, não se deixe iludir pelo lucro ou pela liquidez que a sua empresa tem no momento. Entenda o que acontece, de fato, com o seu dinheiro, assuma o controle do seu negócio e crie cenários que possibilitem a realização do seu sonho.



bottom of page