top of page
Group 212.png

Blog DSD

Problemas de gestão financeira advindos do sucesso

Atualizado: 26 de jan. de 2022

É preciso um planejamento baseado na realidade do negócio para obter sucesso com segurança financeira.


Quando conseguimos realizar o sonho de empreender, tendemos a criar um vínculo emocional que camufla os problemas de gestão financeira. Principalmente quando essa conquista não foi acompanhada de um adequado planejamento orçamentário e gestão de fluxo de caixa!


Assim, os primeiros resultados costumam ser animadores. Afinal, a carteira de clientes está sendo construída e o público já começa a reconhecer a qualidade dos produtos/mercadorias/serviços disponibilizados! Consequentemente, surge a “necessidade” de investir mais no negócio para dar velocidade ao crescimento da empresa.


Então, com o caixa permanecendo positivo e o lucro sendo apresentado todo mês pela contabilidade, surge uma falsa segurança financeira. Logo o empreendedor “dá carta branca” para novos gastos e retiradas de dinheiro da empresa para investimentos diversos, incluindo pessoais. Vez ou outra o financeiro comunica a falta de dinheiro para pagar certas contas, mas, com o limite do banco disponível e o caixa positivo, parece estar tudo sob controle.


Até que o limite do banco acaba e a falta de dinheiro para as contas começa a preocupar. Por fim, começa a ter noites de insônia e se questionar a respeito das finanças. Mas não entende como surgiram tais problemas de gestão financeira se estava tudo funcionando bem e gerando lucro continuamente!


Ausências que geram problemas de gestão financeira


É verdade que o sonho, a luta pela realização e o deslumbramento funcionam como um motor ao empreender. Entretanto, é preciso de uma estrutura bem projetada e um planejamento baseado na realidade do negócio para o “motor” (impulso empreendedor) fazer o “motorista” (gestão empresarial) conduzir a empresa ao sucesso com segurança financeira.


Esse tipo de problema é comum, visto que os perfis do empreendedor e do empresário, que diferem e se complementam, geralmente não atuam juntos nas empresas. Assim, o empresário muitas vezes perde por não conseguir aproveitar as oportunidades. Enquanto isso, o empreendedor facilmente se envolve em dívidas por não conhecer os números do próprio negócio.


Ousadia empreendedora a partir do controle financeiro


Por isso é tão importante unir talentos e habilidades desde o processo criativo até a análise de resultados da empresa. Dessa forma é possível trabalhar em todas as frentes do negócio e perceber suas reais ameaças e oportunidades.


Portanto, se você tem um perfil mais de empreendedor, busque ajuda para gerir o negócio e conte com ferramentas de controle que proporcionem uma visão completa da real situação financeira da empresa. Isso vai dar mais tranquilidade para você prosseguir com suas realizações e colher bons resultados.


Agora, se você tem um perfil mais de empresário, faça uso dos seus controles para evitar problemas de gestão financeira e encontrar o melhor momento para dar novos passos rumo ao crescimento do negócio. Com o controle das finanças, você terá as informações certas para ousar mais e acertas nas decisões do negócio.



bottom of page