top of page
Group 212.png

Blog DSD

Vantagens de possuir um software de gestão financeira

Com um bom software de gestão financeira é possível saber o que fazer para deixar de perder dinheiro com a empresa.



Muitos empreendedores atribuem seus problemas financeiros a fatores externos, enquanto suas empresas afundam de dentro para fora sem que percebam. A maioria porque não conhece os números do negócio e não utiliza nenhum software de gestão financeira para esta análise.


Identificar os problemas certos


A pergunta que eu mais ouço é: “Por que falta dinheiro para pagar as contas se a empresa gera lucro?”. Então eu respondo: “Porque o que sobra no caixa não é o lucro, mas a liquidez.” O lucro é importante para medir a lucratividade do negócio, entretanto, não define a saúde financeira da empresa.


O problema é que grande parte desses empreendedores utiliza ferramentas de Fluxo de Caixa incompletas ou nem faz esse controle. Logo, interpretam os números do negócio de forma equivocada, olhando para as “causas erradas”, e contribuem para a empresa quebrar.

São muitas as situações desse gênero! Pessoas que consideram apenas os números contábeis das novas negociações, sem pensar que o pagamento parcelado das vendas vai demorar para entrar no caixa… Financeiro que apresenta o Fluxo de Caixa sempre positivo à custa de empréstimos bancários… Estoques abarrotados de produtos que não têm muita circulação, enquanto falta dinheiro para pagar os fornecedores…


Todos esses “erros” poderiam ser facilmente identificados e resolvidos com a ajuda de um software de gestão financeira que reunisse as informações de forma prática e apresentasse os relatórios necessários, como uma estimativa do previsto x realizado, por exemplo.


Evitar erros no controle do Fluxo de Caixa


Mas não são apenas os empreendedores sem controle financeiro que estacionam no círculo vicioso da falta de dinheiro no caixa! Existem aqueles que registram todos os lançamentos e até fazem estimativas com base nos valores a receber. Entretanto, por fazerem esse controle em planilhas manuais (alguns até em cadernetas), frequentemente acontecem pequenos erros de cálculo, por descuido.


Erros que às vezes são até percebidos, mas, por ser muito trabalhoso refazer todas as contas, e por considerarem ser “apenas” detalhes, deixam passar, confiando nos arredondamentos. Só que, quando se trata de Fluxo de Caixa, um erro simples pode mudar completamente o resultado, fazendo parecer que a empresa está bem, quando não está.


O que não acontece quando a empresa baseia suas decisões na exatidão das informações de um software de gestão financeira. Pois, com o controle diário do seu Fluxo de Caixa com registros de novos lançamentos, conciliação bancária e análise dos relatórios disponibilizados pela ferramenta, não há espaço para erros e a praticidade é inquestionável!


Economizar tempo e dinheiro


Com o avanço da tecnologia e propagação das informações, o mundo “funciona” muito mais rápido do que há poucos anos. Por consequência, as empresas precisaram se reinventar para acompanhar esse ritmo e manter seu espaço no mercado. Tanto na questão da produtividade e atendimento ao cliente, como na gestão financeira do negócio!


Os empreendedores, que antes já eram muito ocupados, agora se veem sem tempo para o básico de sua gestão. Então, como não podem “perder tempo” controlando minuciosamente as finanças, adotam o “jeitinho brasileiro” para honrar seus compromissos financeiros enquanto se dedicam a outras necessidades do negócio.


De fato, é muito bom separar tempo para outras questões, como o aprimoramento do seu serviço ou produto, por exemplo! Só que colocar a administração financeira em segundo plano é pedir para perder dinheiro camufladamente e depois perder bastante tempo para tirar a empresa do buraco.


É por isso que não dá para ficar sem um bom software de gestão financeira hoje em dia! Porque não é deixando de investir em ferramentas de controle financeiro que se economiza tempo e dinheiro, mas tomando decisões acertadas. Com o Sistema Fluxo de Caixa Online, por exemplo, essa gestão é simples e ágil, sem comprometer sua segurança financeira.


Acompanhar o software de gestão financeira em tempo real


Além disso, com um software de gestão financeira como o Sistema Fluxo de Caixa Online, o empreendedor tem a facilidade de ter a informação que precisar na hora e no lugar que desejar, em tempo real!


Diferente das tradicionais planilhas, quando alguém registra um dado no software você pode ver/alterar na hora, tendo sempre relatórios atualizados. E você não precisa nem estar na empresa! Basta acessar, com seu login e senha, de qualquer dispositivo conectado à internet e pronto! Toda informação financeira da empresa, de caráter gerencial, estará à sua disposição!


Portanto, com um bom software de gestão financeira você poderá saber o que realmente precisa ser feito para deixar de perder dinheiro com a empresa, aproveitará melhor o seu tempo e terá as informações certas para construir um cenário de sucesso para o seu negócio.


bottom of page